Nossa Localização

R. Vergueiro, 2.253
Cj 1.011 - São Paulo-SP

Telefone

11 5084-0686

E-mail

headsinhealth@hinh.com.br

  • Home
  • Heads
  • Serviços
    • Analytics & Real World Data – SMART
    • Acesso & Economia da Saúde – WAVE
    • Treinamento & Capacitação – SYNAPSES
  • Publicações
    • Notícias
    • Especialistas Heads in Health
    • Heads in Health
    • ISPOR
  • Clientes
  • Contato
  • Acesse o BI
  • Home
  • Heads
  • Serviços
    • Analytics & Real World Data – SMART
    • Acesso & Economia da Saúde – WAVE
    • Treinamento & Capacitação – SYNAPSES
  • Publicações
    • Notícias
    • Especialistas Heads in Health
    • Heads in Health
    • ISPOR
  • Clientes
  • Contato
  • Acesse o BI

Saúde deve ser a área prioritária do governo, aponta pesquisa

  • Posted by hinh
  • On 13 de outubro de 2015
  • 0 Comments

Lígia Formenti via O Estado de S. Paulo

Levantamento diz que 43% dos brasileiros consideram o tema como o que merece maior preocupação, seguido da educação, com 27%.

BRASÍLIA – Brasileiros consideram a saúde como a área que o governo deve dar prioridade, mostra pesquisa realizada em todo o País, encomendada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). No trabalho, 43% dos entrevistados apontaram a saúde como o tema que merece maior preocupação, seguido por educação, com 27%, e combate à corrupção, com 10%.

Embora os números sejam significativos, houve uma queda em relação à pesquisa semelhante, realizada ano passado. Em 2014, 57% avaliaram que a saúde era a área que carecia de maior atenção.

“Acreditamos que a redução não esteja ligada à melhora nas condições de atendimento e infraestrutura de saúde, mas, sim, a problemas que se tornaram mais agudos nas outras área, ligados por exemplo ao Fies <em>(Fundo de Financiamento Estudantil)</em> e à corrupção”, avaliou o presidente do CFM, Carlos Vital.

Uma das principais dificuldades enfrentadas por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é o tempo de espera para receber atendimento. A pesquisa revela que um quarto dos entrevistados aguardava mais de 12 meses para serem atendidos. Do total de ouvidos, 16% disseram esperar entre 6 e 12 meses e 39%, de um a seis meses. Quanto maior a complexidade do procedimento, maior a dificuldade para o acesso. Para fazer cirurgias, por exemplo, 44% disseram aguardar mais de 12 meses. “É um tempo inadmissível”, disse Vital.

Não é por acaso que a maior crítica feita ao SUS é a espera (36%), seguida por falta de médicos (19%), falta de estrutura dos hospitais (15%) e falta de organização (9%). Do total de usuários do SUS, 54% atribuíram nota de 0 a 6 ao atendimento.

De forma geral, a população considera difícil o acesso ao SUS. O equivalente a 63% dos entrevistados, por exemplo, classificou como difícil e muito difícil o acesso a cirurgias e 59%, o acesso a consultas com médicos. Aqueles que conseguem ultrapassar a barreira do acesso, no entanto, dizem estar satisfeitos com o serviço. Entre os que fizeram cirurgias no SUS, por exemplo, 55% consideraram o atendimento bom ou excelente.

O levantamento indica que a nota dada pelo brasileiro ao SUS é maior do que a dada para o sistema de saúde de forma geral (incluindo aí a assistência suplementar e particular). A pesquisa revela que 12% dos entrevistados concederam nota máxima ao SUS, bem acima dos 6% que consideraram ótimo e excelente o sistema de saúde de forma geral. Do total de entrevistados, 86% buscaram o SUS nos últimos dois anos e 83% usaram no período algum serviço ofertado pelo sistema. A maior fatia foi de atendimento em postos de saúde (69%) e consultas (67%).

A pesquisa encomendada pelo CFM foi feita pelo Instituto DataFolha em todo o País. Foram entrevistados para o trabalho 2.069 pessoas com 16 anos ou mais, entre 10 e 12 de agosto.

 1

0 Comments

Leave Reply Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias
  • Especialistas Heads in Health
  • Notícias
  • SUS
Tags
Acesso Anvisa Análise Cirurgia Câncer Dados DataSUS Esclerose Múltipla Especialistas Estudo farmacoeconomia Farmácia Heads in Health HealthCare ISPOR MBE Medicamentos Ministério da Saúde Novos Tratamentos Oncologia Proposta de Valor Pulmão Real World Data Saúde SUS Tratamento
Arquivo
  • março 2021
  • outubro 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • outubro 2015
  • setembro 2015
Bem-vindo a HEADS IN HEALTH

Após 2 anos, dobra o número de profissionais que deixam o Mais Médicos

Previous thumb

SUS oferecerá dois novos remédios para tratar hepatite C

Next thumb
Scroll
Newsletter
Enviando...
Contato
End.:
Rua Vergueiro, 2.253, Cj 1.011,
Vila Mariana, São Paulo-SP


Tel.:
11 5084-0686

E-mail:
headsinhealth@hinh.com.br
Fale Conosco
Siga-nos
@2016 HEADS IN HEALTH - Todos os Direitos Reservados